ARQUITETURA OPERACIONAL DA IOT

Existem muitas tecnologias diferentes e disponíveis para os diversos níveis que podem compor a arquitetura de funcionamento de um sistema de IoT. Vamos explicar um tipo de arquitetura que, além de englobar a grande maioria dessas tecnologias, é a que mais utilizamos dentro dos conceitos e serviços da Smart Mosaic.

Iot - Arquitetura.png

Node: Trata-se do primeiro nível, ou o ponto de acesso ao sistema. Aqui encontraremos o Hardware propriamente dito e toda a interface com o ambiente onde o dispositivo opera.

Rede e Gateway: Esse é o nível que tem como função receber os dados enviados pelos Nodes, por meio de cabo ou de qualquer tecnologia sem fio (rede), e inserí-los na nuvem (Internet) através dos portocolos corretos. O caminho reverso também é possivel, fazendo com que as informações do servidor cheguem até o Node.

Network Server: Para que o dado seja disponibilizado na nuvem ele precisa ser direcionado a algum endereço específico. Quem receberá essa informação é esse terceiro nível, que será responsável pelo tratamento e segurança do dado para poder finalmente liberá-lo ao nível seguinte. Quando utilizamos uma rede de terceiros, o Network Server já faz parte do pacote.

Aplication: O nível da aplicação é onde os dados serão realmente transformados em informação relevante. Aqui será implementada a lógica e o expertise da solução final, além de todo o painel de controle para a interação com os usuários do sistema.

Information: O verdadeiro valor existente nos sistema com esse conceito de IoT vai muito além da solução pontual que a aplicação resolve. A coleção de informações adquiridas com o passar do tempo pode abrir um universo de novas possibilidades e soluções.